SEU CUCA FOI CAÇAR TATU.

Muito comum ( e a história é repleta de exemplos) se comemorar a vitória antes do tempo.
Isso, já derrubou governos, exércitos, e até agremiações esportívas. O mal de se contar com determinadas reações, é que causa esse tipo de surpresa em qualquer desses segmentos.
Nada pode ser considerado previsível, podemos dizer no máximo que possam indicar tendências, mas nunca que essa possa ser usada como pilar de sustentação na argumentação de previsibilidade.
Principalmente em se tratando de sentimentos humanos.
Tróia foi destruída por isso. No auge da sua comemoração, facilitou a entrada do inimigo no coração de sua cidade.
Os romanos da antiguidade, conseguiram expandir seu império contra os chamados povos bárbaros, também pelo fato desses comemorarem qualquer pequena vitória antes da hora.
Eram pegos embriagados, e desprotegídos.
Ontem no domingo, houve o mesmo aqui.
Durante meses o que se viu, e ouvíu, foi um estrondoso "oba-oba já ganhou". Ou então um " -eles vão virar pó".
Agora, que todos estão ainda sob efeito do anestésico da comemoração antecipada, buscam motívos, culpados, desculpas enfim, que possam justificar o injustificável.
O injustificável da prepotência, e da falta de humildade.
Apesar de ter me recusado à participar dessa frente de batalha, pois estava em outra, que de certa forma foi vitoriosa, pude notar que devo olhar com respeito para aquele que diante de todas as expectatívas contrárias, demonstrou força e entusiasmo em acreditar que havía uma chance, mesmo que com todos contra, incluíndo até os próprios aliados, e mentores. Admiro isso, independente de gostar ou não de uma pessoa.
É uma característica que deve sim, ser observada e respeitada até contra um inimigo.
Vamos ter então um segundo turno nas eleições presidenciais.
Espero que mais essa lição seja apreciada, e aprendida por aqueles que insístem em repetir a própria história, ao contrário de tentar mudá-la.
Afinal de contas, tanto no dicionário, quanto no lema de nossa bandeira, as palavras "Ordem e Progresso" devem seguir exatamente essa mesma "ORDEM".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA