QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

Certa vez, minhas filhas me questionaram sobre qual sería das necessidades básicas de qualquer ser humano, a mais importante.
Perguntei à elas sobre quais seríam essas necessidades básicas, e lá vieram elas repetindo o que também sempre ouví.
Alimentação, vestuário, e moradía...!
Então, se espantaram quando eu disse à elas que a única necessidade básica do ser humano, é a "informação".
-"Mas pai, voce não vai ser contra a professora né"?
Eu respondi que não é ser contra, mas que num desses inúmeros momentos em que passo confabulando comigo mesmo, acabei chegando à essa conclusão óbvia.
Afinal de contas, sem informação voce não come, não veste, nem mora!
Hoje, eu vejo a dúvida nos diversos governos, de qual sistema priorizar?
De um jeito, ou de outro, acabam sempre deixando a educação em último plano.
A segurança geralmente vai em primeiro, por ser de grande impacto, a saúde é tocada com a barriga, mas é tocada, já a educação carece de muito mais atenção, afinal, sem ela, aumentam os índices de violência, e também não podemos ter acesso à saúde de qualidade.
Mas o que tá pegando mesmo, é a "informação".
Nosso IDH pelo vísto responde à essa questão de forma muito concreta.
Nosso povo teve que dividir suas opiniões com base não em informações, mas em suposições, mentiras, engôdos, de todos os lados. É muito fácil "tocar uma manada" assim. A obrigatoriedade do voto, ou da presença frente às urnas, faz com que pessoas sem nenhum interesse verdadeiro se apresentem para eleger qualquer um. Com isso, também se apresentam para se eleger "qualquer um". Tivemos exemplos claríssimos a esse respeito nos últimos pleitos.
O jogo político, deixa de ser um jogo, e passa a ser apenas uma peça teatral travestido de democrático.
Um exemplo disso, são as promessas, ou propostas dos candidatos. Nenhum deles absolutamente "informou" ao povo, de onde viríam os recursos para suas "maravílhas", pelo contrário, sempre fugiram do tema, ou usaram de subterfúgios até bestas.
Depois dizem os que venceram, que o povo está amadurecendo, mas na verdade, é capaz de ir do verde ao podre, sem conhecer o pretendido amadurecimento.
Mais uma tropeçada séria do ENEM, já não bastam os livros didáticos com erros grosseiros entre a situação geográfica dos países, e de outras presepadas tanto estaduais como federais que temos vísto, que vão desde erros absurdos, à links direcionados a sites pornográficos, passando pelas cópias surrupiadas de respostas, e agora mais essa presepada.
O que disse nossa futura presidente nesses dias?
Perguntada sobre os pilares de sustentação de qualquer sociedade, ela respondeu que dará atenção para a saúde, (já percebemos como)e a segurança!
Questionada então sobre a educação, ela respondeu simplesmente que "a educação já está bem encaminhada"!
Realmente! Logo, estaremos comendo, vestindo, e até morando, mas sem saber exatamente o porque disso!
...vai ver, é porque a "professora disse"...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA