QUESTÃO DE COERÊNCIA

Uma das coisas de que muito aprecio, vem justamente da "coerência" e também da "lógica".  Quando observo debates, procuro também analisar os argumentos. Verifico sua sustentabilidade lógica e também sua coerência, tanto no dizer, como no agir!

Nesses dias, assisti uma reportagem mostrando como vive o Presidente Uruguaio. José Mujica, ou simplesmente Pepe Mujica.  Ele demonstrou, ao menos para a tal reportagem, como se vive um presidente de esquerda.  Acho perfeitamente coerente pelos princípios esquerdistas que, ele aja daquela forma.  Ele, a exemplo de tantos outros, também lutou, também resistiu à ditadura. Por fim, chegou ao topo do poder em seu país. Isso, logicamente, não significa que eu possa concordar com ele em tudo o que profere, mas tenho que admitir que ali se encontra uma figura de respeito pelos seus credos ideológicos e não, mais um desses farsantes aproveitadores que pululam pelo mundo pregando algo que não seguem.

O comunismo sempre pregou essa utopia, mas seus dirigentes nunca se propuseram a aceitar participar das mesmas condições em que enfiaram seus povos. O mesmo acontece ao socialismo contemporâneo. Uma preocupação exagerada pelo humanismo popular, sem, no entanto, fazer qualquer parte deste.

José Mujica, segundo a reportagem, mora em uma casa simples, tem coisas simples, um sítio simples, um trator velho, enfim, vive com simplicidade. Nada de palácios ostentados, ou imensas casas portentosas e coloridas.

Fico imaginando as mesmas condições sendo aplicadas aos irmãos Castro, ou aos dirigentes do Partido Comunista Chines. Quem sabe aos líderes norte-coreanos, passando por outros "esquerdistas" de carteirinha na América Latina.

Seria uma boa medida para que se pudessem resgatar alguma credibilidade em uma ideologia que, apesar de moribunda, ainda teima em sustentar sua arrogância ainda umedecida em sangue.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA