SORRIA...VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO

Hoje, pela manhã, assisti a um comercial do governo sobre o programa "Mais Médicos".  Como sempre a mesma coisa; Musiquinha suave ao fundo, todo mundo sempre sorrindo...(se fosse num necrotério até os cadáveres), e aquele atendimento quase "celestial" onde anjos recebem os sorridentes pecadores para levá-los ao céu.  Eu sei que propaganda é assim mesmo. Eu  até posso aceitar quando se fala sobre um produto ou serviço prestado por alguém que "investiu" do próprio bolso.  Mas na questão do dinheiro público (nosso), aí o bicho pega.

Eu nem vou entrar no mérito do tratamento escravo dado aos médicos cubanos. Acho que isso já está mais do que cristalino nos "oito" cantos tridimensionalizados do nosso Brasil.  Vou comentar sobre os "outros" médicos. Aqueles que se aventuraram a encarar esse desafio. Aqueles que foram promovidos à "apalpadores oficiais do governo".  Sim, porque hoje, só poderão mesmo descobrir uma doença grave apalpando o paciente, já que em matéria de equipamentos diversos e exames mais complexos, tudo o que resta ao povo, é mesmo o "tato" do profissional!

Façamos um exercício comparativo que qualquer ser com o sistema visual em boas condições pode fazer. Ir à um posto de saúde ou hospital que atende pelo SUS nas periferias e "constatar" a veracidade dessas informações.  Nem vou aqui copiar e colar as centenas de imagens reais de pacientes lotando corredores escuros e sujos.  Também não farei o mesmo com os milhares de "não-sorrisos" estampados em todos eles.

Fica a critério das boas almas acreditarem ou não no que assistem nessas propagandas institucionais onde tudo parece ter sido gravado no paraíso dos anjos. Talvez até aquela voz ao fundo, seja do "Criador", vai saber.

Eu devo ser mesmo um cara chato. Incrédulo, daqueles que não estão nem aí para os cidadãos que dependem do SUS.  Eu mesmo dependo e, todas as vezes em que precisei, confesso que não encontrei os tais sorridentes nem os tais anjos.  Vai ver, não enxerguei o mundo espiritual, sei lá.

O que me incomoda de verdade. O que me passa asco, é ver ou assistir propagandas assim e saber que parte daquele dinheiro gasto...mesmo que ínfima...fui eu que paguei assim como todos os brasileiros de uma forma ou de outra.

Querem um exemplo límpido e cristalino para ver e ouvir?  Então tá....só videozinho rapidinho pra mostrar o que é INCOERÊNCIA!!!!


Pois é Sr Ex-Presidente. BRINCAR COM A SAÚDE não se faz e logo depois o Sr teve o câncer não foi?
E correu para o PRONTO ATENDIMENTO DE ONDE MESMO????

Fora quando o Sr também disse algo sobre o Obama fazer um SUS lá nos EUA lembra????
Disse que é barato, eficiente, etc e tal.  Não foi?     Disse também que é mais barato e universal!!!

Como vemos, com saúde NÃO SE BRINCA.  É um dos pilares de uma nação.  A prova incontestável de que não precisamos de uma Copa do Mundo, ou trens-bala, ou financiar obras custosas e faraônicas em países vizinhos.  Precisamos sim, como o Sr mesmo disse no discurso, RESPEITAR OS MAIS POBRES que continuam sofrendo nas filas, nas macas, nos corredores escuros, e agora "sorrindo" só da piada que é essa PROPAGANDA ENGANOSA gravada ; ou em estúdio ou nas dependências de um Sírio Libanês.

E também dos pobres médicos contratados para servir de cobaia em instalações precárias e deficientes em tudo.

Portanto, façam uma propaganda mais realista. Já que é com o nosso dinheiro, então, que ao menos gravem essas imagens num hospital público de verdade, com médicos de verdade e gente de verdade e....
...se possível...
...com sorrisos de verdade...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA